sábado, 14 de maio de 2011

Ayres Britto elogia padre Gilvander por sua defesa da União Homoafetiva.


BRASÍLIA - Relator do processo que reconheceu a união estável de casais gays, o ministro Ayres Britto, do Supremo Tribunal Federal (STF), elogiou a coragem do padre mineiro Gilvander Moreira, da Ordem dos Carmelitas, em falar sobre o tema polêmico. O padre enalteceu a decisão do STF , defendeu a constituição de famílias homossexuais e afirmou que parte da sociedade é preconceituosa, intolerante, hipócrita e cínica. Ayres Britto considerou a postura de Gilvander atual e moderna:

- Quanto ao conteúdo humano, contemporâneo e mentalmente arejado da opinião do padre, só tenho que me congratular com ele e parabenizá-lo pela coragem e lucidez.

Entre os ministros do STF, há uma preocupação em tirar da decisão do tribunal qualquer conotação religiosa e até humanística, classificando-a como técnica e constitucional. A decisão, segundo Ayres Britto, seguiu preceitos técnicos:

- O Supremo fugiu de uma interpretação meramente literal. E o fez pela unanimidade de seus membros. Até porque a interpretação meramente literal é muitas vezes o modo mais eficaz de tornar a Constituição ineficaz.

O ministro Marco Aurélio reconheceu que a manifestação do padre pode ampliar ainda mais a discussão sobre o tema:

- É uma voz que parte do segmento religioso. Portanto, não deixa de ter uma ressonância muito grande.



Nenhum comentário:

Postar um comentário