quarta-feira, 25 de maio de 2011

Nota Oficial Conselho Estadual LGBT






O Rio de Janeiro continua dando provas que está à frente de seu tempo, combatendo o conservadorismo e a homofobia, a partir da promoção da cidadania da população LGBT fluminense. Hoje, a Assembleia Legislativa do Estado do RJ (ALERJ) aprovou a PEC 23/2007, de autoria do deputado estadual Gilberto Palmares, que inclui a "orientação sexual" no rol de direitos e garantias fundamentais na Constituição Estadual.

No entanto, é com surpresa e preocupação que o Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT recebeu a notícia que a presidenta Dilma Rousseff suspendeu o “kit anti-homofobia”, que seria distribuído nas escolas do país. Contaremos com o bom senso e o diálogo no sentido de reverter esta situação. Esperamos que a suspensão seja apenas temporária, para que a presidenta Dilma Rousseff tenha acesso ao conteúdo do material, que é destinado a adolescentes acima de 14 anos do Ensino Médio, além de professores.

A homofobia está presente em todas as esferas da sociedade, inclusive no ambiente escolar. O “kit anti-homofobia” nada mais é do que um guia de direitos humanos para enfrentar o bullying homofóbico. Setores fundamentalistas religiosos tentam, através de inverdades repetidas, distorcer o conteúdo do material, criando uma cortina de fumaça para seguir com sua política obscurantista, autoritária e reacionária.

Cláudio Nascimento

Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da População LGBT (CELGBT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário